terça-feira, 17 de agosto de 2010

REVOLUÇÃO DOS BICHOS

Autor: GEORGE ORWELL
Editora: COMPANHIA DAS LETRAS
Páginas: 152

Sinopse:
No livro, o autor narra a história dos animais do galinheiro Solar, que eram oprimidos de forma totalitária por seu proprietário. Unidos, os bichos passam a planejar uma espécie de revolução. O sofrimento de anos somado a idéias libertárias, conduzem os rebeldes até a vitória. Mais tarde, com o poder devidamente tomado pelos animais, é hora de trabalhar.
Os líderes _ dois porcos _ mostram possuírem divergências ideológicas. Um deles, justamente o mais truculento, expulsa o companheiro e vence o imbróglio. A partir de então, a revolução é lastimavelmente deturpada, os bichos aos poucos voltam a viver penosamente e sob um autoritarismo repulsivo. Uma das frases do livro exemplifica bem o lema da desvirtuação do movimento iniciado com as melhores intenções, “todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais do que os outros”.
Com a deposição do maldoso humano, os porcos passam a administrar a fazenda, compondo uma casta privilegiada.

Com a leitura dessa metáfora, é impossível não ser remetido ao movimento revolucionário ocorrido na Rússia em 1917. A revolução é deturpada como em A revolução dos bichos e os líderes subseqüentes a Lênin _ Trotski e Stálin _ possuem divergências ideológicas. Stálin “despacha” o seu “camarada” e passa a administrar autoritariamente a União Soviética de então.
Diante dos fatos podemos observar a grande semelhança do livro com a realidade vivida na época, onde Bola de Neve pode ser comparado a Trotski e Napoleão a Stálin. O livro traça um paralelo da exploração dos fazendeiros para com os animais, e da exploração dos ricos para com o proletariado. A partir dessas comparações o autor cria um texto cheio de ironia, ilustrando a situação dos oprimidos perante os governos totalitaristas, onde os menos favorecidos não tem acesso as informações verdadeiras, e sem escolha, são iludidos e acreditam que a Revolução é para o bem de todos. Os personagens do livro são cativantes e ingênuos, isso faz com que o leitor crie uma afeição por eles, torcendo para que tudo dê certo no final, porém assim como na realidade, as mentes poderosas são mais opressoras do que gostaríamos. Aconselho esse livro a todos que gostam de uma história com um ótimo tema e uma boa dinâmica de leitura, além de ser um clássico.

PONTO POSITIVO: A facilidade com que o autor aborda um tema tão crítico.
PONTO NEGATIVO: O livro é muito curto.


3 comentários:

  1. Já li esse livro odiei ele :B

    ResponderExcluir
  2. Eu li esse livro no primeiro ano da faculdade.
    AMEI!
    É um clássico e tem várias mensagens em seu contexto.
    Recomendo!

    Bruh
    Blog Napolitano: http://blog-napolitano.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. eu queru ler esse livrooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!

    http://porreoptativo.blogspot.com

    ResponderExcluir