segunda-feira, 13 de setembro de 2010

LARANJA MECÂNICA

Autor: ANTHONY BURGESS
Editora: ALEPH
Páginas: 200

Sinopse:
Narrada pelo protagonista, o adolescente Alex, esta brilhante e perturbadora história cria uma sociedade futurista em que a violência atinge proporções gigantescas e provoca uma reposta igualmente agressiva de um governo totalitário. A estranha linguagem utilizada por Alex - soberbamente engendrada pelo autor - empresta uma dimensão quase lírica ao texto. Adaptado com maestria para o cinema em 1972 por Stanley Kubrick, é uma obra marcante: depois da sua leitura, você jamais será o mesmo.

O que dizer de um livro que impressiona e encanta várias gerações, que marcou seu tempo e ainda hoje é uma leitura indispensável para os amantes da literatura? Só lendo para compreender o choque de realidade que o autor consegue imprimir na obra, fazendo uma crítica ao momento vivido na época, onde os jovens não tinham liberdade de expressão e as implantações de governos cada vez mais autoritários ameaçavam toda a população que ficava cada vez mais revoltada. Essa obra juntamente com 1984 de Orwell e Admirável Mundo Novo de Huxley, marcaram época e abriram os debates sobre como impedir a proliferação de governos opressores e controladores, cada um de uma forma diferente realizou seus protestos e até hoje são referências no assunto.

No livro Burgess conta a história de Alex, um jovem perverso que realiza os mais diversos tipos de violência, e juntamente com sua gangue aterroriza as ruas da cidade. O livro é dividido em três partes, a primeira narra os assaltos, as brigas, os espancamentos e todo o tipo de contravenção realizada por Alex e seus amigos, essa parte choca pela descrição das ações realizadas pelo grupo e a vivacidade com que Alex narra a história. A segunda parte inicia-se logo após a prisão do protagonista, após um assalto mau sucedido e traição por parte do seus companheiros de crime, ao chegar na prisão Alex encontra uma realidade totalmente diferente a qual estava acostumado, e apesar das adversidades consegue manter bom comportamento até ser incluído em um novo método de reabilitação onde o paciente passa por uma espécie de lavagem cerebral para que associe violência a mau estar físico, e quando voltar a sociedade não cometa novos delitos. Essa parte é a mais revoltante do livro pois Alex é apenas um garoto, e o tratamento feito por ele é altamente degradante e invasivo, e através da narrativa em primeira pessoa podemos sentir as aflições por qual ele passa. Após o fim de seu "tratamento" Alex retorna a sociedade, iniciando a terceira parte do livro, onde ele vive seu pior momento, passando pela rejeição dos pais, por encontros com antigos desafetos e sendo usado por algumas pessoas para criticar o método utilizado para sua recuperação, diferentemente do filme o final do livro é realmente extasiante e surpreende o leitor.

Apesar do comportamento perverso de Alex o leitor não consegue odiá-lo, muito pelo contrário, torce pela sua recuperação e que tudo fique bem no final, e essa pode-se dizer que foi uma das maiores sacadas de Burgess, assim como o vocabulário nadsat, uma espécie de gíria das gangues, utilizada pelo autor para diferenciar a obra e impor uma leitura diferenciada. Um dos melhores livros que já li, único, visceral e altamente crítico. Leia e confira toda atmosfera criada por Burgess e seu pupilo, Alex.

PONTO POSITIVO: A história de Alex é surpreendente, assim como todas as encrencas em que ele se mete.
PONTO NEGATIVO: O vocabulário nadsat confunde o leitor no começo, depois torna-se um dos pontos fortes.


3 comentários:

  1. Este livro é dificil de ler, mas quem entende se encanta! Sensacional!


    http://reinosuricato.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Realmente o vocabulário confunde.. mas depois de um tempo até dá para acompanhar de forma mais tranquila... O livro como um todo é c omplicado de se ler... mas o conteúdo e a inventidade da forma literária compensam!
    Parabéns pelo blog!
    Gostei dos títulos interessantes ;D

    ResponderExcluir
  3. Olá, adorei a prosposta do seu blog!
    Estou te seguindo...
    Beijos!

    ResponderExcluir