sábado, 11 de setembro de 2010

UM TIRO

Autor: LEE CHILD
Editora: BERTRAND
Páginas: 404

Sinopse:
Um Tiro, de Lee Child, tem início com a descrição dos passos de um franco-atirador em direção a um massacre iminente: com controle, precisão, tranqüilidade e seis disparos, cinco alvos são atingidos em frente à sede de uma afiliada da NBC. Pânico, notícia e mistério: todas as evidências apontam para James Barr, um veterano da Guerra do Golfo, como o principal suspeito dos crimes. Barr, no entanto, se diz inocente. E sabe que apenas um homem terá coragem e tenacidade para perseguir a verdade: Jack Reacher, apresentado no romance Dinheiro Sujo.
Após ser preso dentro da própria casa pela SWAT, Barr é levado à prisão e fica em silêncio até ser interrogado pelo advogado de defesa David Chapman. "Pegaram o homem errado", diz, antes de exigir a presença do misterioso ex-policial militar Jack Reacher, que é obrigado a interromper seu descanso numa praia de Miami, ao lado de uma belíssima norueguesa, e voltar a se meter em tramas tão sujas e violentas que derrubariam até James Bond, MacGiver e Chuck Norris. Reacher, no entanto, permanece sempre de pé, armado... e bem vestido.

A leitura do primeiro livro da série, Dinheiro Sujo, já foi capaz de me deixar impressionado e louco pela continuação. Mas neste segundo volume, Lee Child demarca território, e transforma os leitores em verdadeiros fãs de Jack Reacher. A grande sacada de Child foi criar um protagonista com caráter e personalidade forte, capaz de agradar tanto a homens quanto a mulheres, e dessa forma atinge um grande parcela dos leitores. A dinâmica do livro continua a mesma, narrativa em primeira pessoa, diálogos com frases curtas e precisas, e cenas de ação de tirar o fôlego. Dessa vez Jack Reacher demonstra que é homem que não pode ser encontrado, porém não tem dificuldades em encontrar quem quiser, e com moral para encarar qualquer parada, até mesmo quando através da investigação ele possa livrar a cara de um velho desafeto. O livro impressiona do começo ao fim, e só lendo você poderá entender, até mesmo quem não gosta muito de ler irá se apaixonar por essa série e virar fã de Jack Reacher. O livro como todos os romances policiais, possui aquele momento onde há a descrição dos passos seguidos na investigação e as deduções decorrentes da mesma. Lee Child acertou a mão e cravou o nome entre os escritores de best-sellers, nesse segundo volume de, até agora catorze, ele transforma os leitores em verdadeiros seguidores de Jack Reacher.

PONTO POSITIVO: As deduções bem enquadradas de Jack Reacher.
PONTO NEGATIVO: Cenas que fogem um pouco da realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário