domingo, 19 de setembro de 2010

DEXTER - A MÃO ESQUERDA DE DEUS

Autor: JEFF LINDSAY
Editora: PLANETA
Páginas: 272

Sinopse:
Dexter Morgan é um educado lobo vestido em pele de ovelha. Ele é atraente e charmoso, mas algo em seu passado fez com que se transformasse numa pessoa diferente. Dexter é um serial killer. Na verdade, é um assassino incomum que extermina apenas aqueles que merecem. Ao mesmo tempo, trabalha como perito da polícia de Miami... Em Dexter, a Mão Esquerda de Deus, o livro que deu origem à aclamada série de TV, o adorável matador depara-se com um concorrente de estilo semelhante ao seu, encanta-se e incomoda-se com ele, prevê seus passos... A escrita requintada de Jeff Lindsay nos faz mergulhar na mente de um dos personagens mais ambíguos da história da literatura de suspense. Nunca o macabro foi tratado com tanto refinamento e leveza.

Uma viagem dentro da mente de um serial killer, essa é a experiência apresentada por Jeff Lindsay. Este é o livro que originou a série Dexter, e que está fazendo enorme sucesso e angariando multidões de fãs. Eu ainda não vi nenhum capitulo da série, mas depois do livro com certeza irei assistir aos episódios, ainda mais após ler algumas matérias onde parece ser de consenso geral que a série é muito melhor que o livro. No livro Dexter é um serial killer "controlado", ou seja, mata apenas os criminosos alheios a punição da justiça, dessa forma consegue saciar seu desejo incontrolável de matar. A narrativa em primeira pessoa feita por Dexter é excelente, consegue apresentar as angustias e motivações por trás de um serial killer, deixando o leitor perplexo em algumas cenas e totalmente envolvido pela narrativa dos fatos. Durante a trama Dexter se vê diante de outro serial killer que parece convida-lo para uma perseguição implacável, utilizando dos mesmos métodos que ele, o assassino misterioso realiza ações ousadas e impactantes, deixando um rastro perceptível apenas para Dexter, que em certo momento fica encantado com toda meticulosidade nos crimes. Diante de toda essa situação Dexter perde sua frieza, e decidi que não abandonará o caso até que conheça o autor dos crimes. Toda a investigação corre de maneira alucinada, instigando o leitor, e apresentando um protagonista excepcional. Aconselho a leitura, e deixo uma grande questão: Dexter herói ou vilão?

PONTO POSITIVO: A viagem dentro da mente de um serial killer.
PONTO NEGATIVO: A narrativa algumas vezes fica limitada a visão de Dexter e não expõe o livro como um todo.



5 comentários:

  1. Livros... um ótimo vício! Seguindo... Segue-me tbm?

    ResponderExcluir
  2. A série eu conhecia.. mas não sabia que era baseada em um livro..
    Deve ser bem interessante... livros, filmes, séries, etc... de serial killers sempre atream o público.. Uma tração até mórbida, mas inevitável!

    Parabéns pela resenha e blog!

    ;D

    ResponderExcluir
  3. Hello, adorei a resenha. Assim como você, amo livros. E sempre que vou até a livraria, vejo sempre o mesmo livro, ou seja, vejo Dexter.
    E a curiosidade sempre me afeta. Realmente dizem que a série é melhor, eu nunca vi e nem li o livro, apesar de ter uma vontade imensa de conhecer esta obra.
    Adoro histórias envolvendo serial killers. Inclusive fiz uma resenha sobre o livro "Eu Mato", não sei se já ouviu falar, mas também é sobre serial killer. E é bom.
    Quero muito ler Dexter, saciar a minha curiosidade inevitável.
    Parabéns pelo blog.
    Se quiser dar uma passadinha no meu, ficaria agradecida :D
    www.recordandopalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. adoro tudo oque se refere a serial killer amo esse tipo de coisa, tenho váárias revistas, é mt bom *--*

    ResponderExcluir