quinta-feira, 22 de julho de 2010

OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES

Coleção: MILLENNIUM, V.1
Autor: STIEG LARSSON
Editora: COMPANHIA DAS LETRAS
Páginas: 524

Sinopse:
Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada — o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Quase quarenta anos depois o industrial contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Mikael, que acabara de ser condenado por difamação contra o financista Wennerström, preocupa-se com a crise de credibilidade que atinge sua revista, a Millennium. Henrik lhe oferece proteção para a Millennium e provas contra Wennerström. Mas as inquirições de Mikael não são bem-vindas pela família Vanger. Muitos querem vê-lo pelas costas. Ou mesmo morto. Com o auxílio de Lisbeth Salander, que conta com uma mente infatigável para a busca de dados — de preferência, os mais sórdidos —, ele logo percebe que a trilha de segredos e perversidades do clã industrial recua até muito antes do desaparecimento ou morte de Harriet.

No primeiro livro da trilogia Millenium, Stieg Larsson consegue envolver o leitor de maneira fascinante. A história desenrola-se em torno do mistério da família Vanger, onde seu patriarca, Henrik Vanger, está disposto a investir o quanto for necessário para desvendar o paradeiro de sua neta, Harriet Vanger. Apesar de toda a história, o foco principal do autor é apresentar ao público seus protagonistas, Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander. Até a metade do livro o autor busca apresentar o caráter, as virtudes e os defeitos de seus personagens, de singularidade inigualável.
Lisbeth Salander tem o corpo repleto de piercings e tatuagens e comportamento que beira a delinquência, é considerada uma das maiores hackers da rede, seu comportamento rebelde e perturbador dita o ritmo da trama, e embaixo de toda essa carapuça transparece a mulher que todas gostariam de ser, inteligente, independente e sem medos, uma mulher que deve ser respeitada, admirada e temida. Todo esse comportamento visa afastar as pessoas de si, só deixando uma pessoa conhece-lá mais a fundo, o jornalista Mikael Blomkvist, seu amante e parceiro, diretor da revista Millenium, que sempre está disposto a expor os pecados mais sórdidos da elite sueca.
Durante a leitura fui envolvido de maneira extraordinária pelos trechos de vivacidade e detalhes cheios de energia que compõe a trama, foi um dos finais mais esperados de todos os romances que já li. Ao começar a ler não consegui desviar minha atenção até que fosse solucionado o mistério, além de me apaixonar por Sally, e por Mikael, um homem inteligente e conquistador. Com os dois, Stieg Larsson constrói um romance forte e de sucesso avassalador, que já vendeu mais de 3 milhões de exemplares em todo o mundo, e capaz de agradar até mesmo os leitores mais críticos.

PONTO POSITIVO: A química existente entre Sally e Mikael.
PONTO NEGATIVO: A rápida resolução do caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário